
A educação neoliberal no ensino da história.
muitas vezes ouço comentários sobre os motivos por quais a educação pública anda tão
ruim,várias
explicações são formuladas, a que acredito mais
provável é a do interesse do estado liberal que aqui no
Brasil foi implantado por Fernando
Collor de
Mello (
Rio de Janeiro,
12 de agosto de
1949) e F
ernando Henrique Cardoso (
Rio de Janeiro,
18 de junho de
1931) em desmontar a escola pública e entregar aos interesses privados,aos
empresários que ganham muito dinheiro com incentivos com
PRO UNI e tantos outros,vale
ressaltar que não sou contra ao modelo
pro uni considero apenas que estes investimentos poderiam ser em faculdades estaduais e federais que primam por um outro
nível escolar.Voltando ao modelo liberal que com continua com
Luiz Inácio Lula da Silva (
Caetés,
27 de outubro de
1945[1]), e no mundo foi idealizado por
Milton Friedman (
Nova Iorque,
31 de Julho de
1912 —
São Francisco,
16 de Novembro de
2006) foi o mais destacado
economista do
século XX e um dos mais influentes teóricos do
liberalismo económico e defensor do
capitalismo laissez-faire e do
fundamentalismo de livre mercado.
Esta proposta de educação visa desmoralizar,destruir a escola pública,com diversas políticas,pagam-se mal ao professores que não tem motivação,alunos que fingem que aprendem e ainda são desmotivados, pois não se
vêem incluídos através da
cultura,já que a ordem em voga é a ordem do mercado,que
incentiva o consumo a todo tempo,
modando o novo tipo de homem, o homem cidadão,em oposição ao homem sujeito,cidadão ajuda colabora o homem
critico participa
intervém no processo, no seu destino como no modelo
dialético marxista ver
Karl Heinrich Marx (
Tréveris,
5 de maio de
1818 —
Londres,
14 de março de
1883)
Na esteira ideologica de docilizar,manipular vem as
ONGS,que serve para amaciar as tensões sociais existente neste
projecto injusto e cada dia mais desigual.No campo da história enquanto disciplina este modelo tem sua representação na nova história
cultural que nega a existência das lutas de classe com o sistema de longa duração proposto por
Fernand Braudel (
Luméville-en-Ornois,
24 de agosto de
1902 —
Cluses,
27 de novembro de
1985) foi um
historiador francês e um dos mais importantes representantes da chamada "
Escola dos Annales".
O que nos resta então?lutar esta é palavra de ordem,o pobre da favela,os oprimidos das filas,os
operários,os camponeses,cada de nos é
responsável pela revolução.
João Filho,é historiador e professor da rede pública de São Paulo.
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