10 de mai de 2009

DATAS E FETICHISMOS

Para criar hábitos na população, as indústrias, empresas de produção de bens, tais como alimento ou vestuário, eletroeletronico, contam sempre com as empresas de prestação de serviços, mais especificamente com os meios de comunicação de massa (jornais, redes de televisão e emissoras de rádio). Essas empresas têm o poder de criar necessidades de uso de novos produtos, sobretudo por meio das propagandas. Para a sobrevivência dessa sociedade é essencial que sejam criadas necessidades de uso de novos produtos, pois, logo que um produto aparece no mercado, ele deve ser consumido intensamente e em seguida substituído por outro. Contudo, como não conhecemos tal produto nem estamos habituados a usá-Io e muitas vezes nem sequer necessitamos dele, é preciso que se faça criar em cada um de nós a necessidade de consumi-lo(...)

Um comentário:

Rogerio Martins disse...

Como estudioso do comportamento humano vejo que as pessoas precisam de símbolos, fetiches, datas marcantes etc. É uma forma de lidar com consigo e com o mundo. Não sou defensor de datas como Dia das Mães, dos Pais, da Criança etc. Porém, além da questão comercial vejo que é uma idéia de sociedade. Em outras culturas nada disso existe e eles vivem felizes como nós.

Rogerio Martins. . . . .
http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/